Fusão com LAN deve ser concluída até 2012, diz TAM

Airbus A320 da TAM

O presidente da TAM, Líbano Barroso, afirmou nesta terça-feira, 9, que a fusão com a chilena LAN, que criará a maior companhia aérea latino-americana, a Latam, deverá ser concretizada até o primeiro trimestre de 2012. Segundo o executivo, a companhia trabalha com a expectativa de que o Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile dê o seu parecer sobre a união das companhias ainda em agosto. “Nós trabalhamos com essa hipótese, mas a Justiça tem os prazos dela”, disse o executivo.

Ele completou que a empresa tem contribuído com o tribunal. “Demos todas as informações, temos interagido e não há nenhuma informação que não tenhamos dado. Estamos confiantes”, disse o presidente da TAM. Questionado se a LAN poderá buscar um outro parceiro, caso a fusão com a companhia brasileira não vá para frente, Barroso foi enfático: “o foco da TAM é criar a Latam e o foco da LAN é criar a Latam”.

A fusão da TAM com a empresa chilena já foi aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em março deste ano, mas deverá passar ainda pela aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Crescimento

O setor aéreo deverá crescer entre 7% e 9% nos próximos 20 anos no Brasil, segundo avaliação de Líbano Barroso. “O brasileiro ainda não está viajando de avião”, afirmou. Segundo o presidente da TAM Linhas Aéreas, a classe C será a grande responsável por essa expansão.

Barroso não fez comentários específicos sobre a atual crise financeira internacional, que nos últimos dias vem derrubando bolsas no mundo todo por conta do rebaixamento da nota de crédito dos EUA. No entanto, não descartou possíveis efeitos de curto prazo. “Não estamos imunes ao risco. Podemos ter dois ou três trimestres com uma taxa de crescimento menor, mas não vamos deixar de crescer”, disse o executivo.

O executivo destacou, durante sua apresentação no Fórum Nacional da Indústria de Aluguel de Automóveis, que em 2009 o PIB brasileiro ficou negativo depois da eclosão da crise financeira mundial em 2008, mas o setor de aviação apresentou crescimento de cerca de 14%.

A TAM divulga hoje, após o fechamento da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o seu resultado referente ao segundo trimestre do ano.

Fonte: Agência Estado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s