Tap registra receita superior a € 1 bi no primeiro semestre

Airbus A330 da TAP

No primeiro semestre de 2011, a Tap registou um crescimento no número de passageiros, chegando aos 4.493 milhões, número 10% superior ao obtido no primeiro semestre de 2010. A receita da companhia foi de 1,094 bilhão de euros, enquanto o transporte aéreo atingiu 917 milhões, 8% a mais do que no mesmo período de 2010.

O aumento dos preços do petróleo fez que a Tap tivesse um gasto 43% superior com combustível do que no mesmo período do ano passado, atingindo um total de 325 milhões de euros. Mesmo com o aumento de 97 milhões com gastos do combustível a companhia manteve o crescimento sustentado do transporte aéreo.

Excluindo os combustíveis, os custos atingiram 794 milhões de euros, 3,4% a mais do que em 2010, enquanto a oferta (PKO) cresceu 3,8% por cento.

O desvio no custo dos combustíveis fez com a companhia tivesse uma receita líquida negativa de 137 milhões de euros no primeiro semestre, contra os 79 milhões de perdas registadas no mesmo período do ano passado. Porém, de acordo com a sazonalidade de operação da Tap o segundo semestre é sempre mais favorável do que o primeiro. Os resultados operacionais foram igualmente negativos em 117 milhões de euros, contra os 49 milhões no primeiro semestre de 2010.

O crescimento do total de passageiros teve como origem principal um aumento acima da média do tráfego intra-europeu (13,6%), que atualmente representa 59,4% dos passageiros transportados pela companhia. Este crescimento permitiu uma subida da taxa de ocupação de 71,2% para 74,5%.

Fonte: www.mercadoeeventos.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s