Governo cria comissão para melhorar gestão de aeroportos

 

O “Diário Oficial da União” publicou nesta terça-feira decreto da presidente Dilma Rousseff que cria a Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias) para atuar nos principais aeroportos do país.

De acordo com o texto, a Conaero terá a função de promover e avaliar medidas a serem executadas pelas autoridades aeroportuárias –grupo formado por representantes dos órgãos que atuam nos aeroportos.

A atuação dessas autoridades será coordenada pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) e ficará alocada dentro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência, criada no início de 2011 com status de ministério.

Segundo Wagner Bittencourt, ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, a Conaero será um instrumento para que a gestão dos aeroportos seja feita de forma mais eficiente.

“Tudo na vida precisa de gestão, senão não funciona. O objetivo é melhorar a capacidade de atender os usuários e fazer com que os órgãos que prestam serviços cumpram metas”, afirmou Bittencourt.

As autoridades aeroportuárias terão a função de coordenar ações para garantir soluções para possíveis emprevistos, aprimorando o trabalho dos CGAs (Centros de Gestão Aeroportuária).

“As autoridades terão acesso a informações que permitirão a antecipação de eventuais problemas [como o excesso de passageiros no desembarque e a ausência de funcionários da Receita Federal e da Polícia Federal]”, afirmou João Márcio Jordão, diretor de Aeroportos da Infraero.

Segundo o ministro Bittencourt, a Infraero foi escolhida para coordenar o grupo por ser uma entidade que já atua nos aeroportos.

“A comissão terá uma função operacional e precisa de alguém que conheça os aeroportos”, disse o ministro.

Bittencourt ainda afirmou que nem a Conaero nem as autoridades irão roubar o papel da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

“Os coordenadores não irão se imiscuir (misturar) no trabalho da Anac ou dos órgãos que funcionam nos aeroportos. Estamos fazendo um processo de gestão mais efetiva”, disse.

As autoridades aeroportuárias estarão, a princípio, nos seguintes aeroportos: Brasília (DF), Confins (MG), Guarulhos e Congonhas (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ). A Conaero poderá estabelecer autoridades em outros aeroportos.

Fonte: Folha.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s