Rússia pretende adquirir 120 aeronaves Su-34

Sukhoi Su-34

A Força Aérea da Rússia pretende adquirir 120 aeronaves de ataque Sukhoi Su-34, conforme o comandante do serviço, General Aleksander Zelin, informou durante o Salão Internacional de Aviação e Espaço MAKS 2011. O General disse que cinco esquadrões serão equipados com as aeronaves de dois lugares, cada um com cerca de 24 jatos.

O plano do Ministério da Defesa da Rússia para este ano inclui a compra de 12 jatos Su-34s, e as atividades de produção na fábrica da Sukhoi KNAPO em Novosibirsk estão gradualmente sendo retomadas.

Até o momento, os pedidos confirmados para o modelo Su-34 são de 32 unidades, com sete destes já entregues num esquadrão da Força Aérea da Rússia e outros ainda passando por avaliação junto a unidades do Ministério da Defesa e com o fabricante.

A força aérea está agora trabalhando com a United Aircraft e a Sukhoi para acertar os detalhes dos contratos dos lotes seguintes, e pretende disponibilizar até 70 aeronaves do tipo antes de 2015.

O Su-34 tem uma posição de destaque no programa de aquisição militar da Rússia, que foi validado no início desse ano e segue até 2020. Ele foi desenvolvido como um substituto para as aeronaves de asas de geometria variável Su-24 Fencer da força aérea, atualmente o tipo mais numeroso no inventário de aviões de combate e também a espinha dorsal das unidades de bombardeiros avançados.

Alimentado por dois motores AL-31FM – desenvolvido pela NPO Saturn e produzido pela MMPP Salut – o Su-34 pode transportar 8.000kg de armamentos em 12 pontos fixos.

Em 2010, o presidente russo Dmitry Medvedev ofereceu a Pequim uma versão de exportação apelidada de Su-32, mas não houve nenhuma indicação até agora de que a China, ou qualquer outro cliente internacional, esteja interessado em adquirir a aeronave.

Fonte: Flight Global – Tradução: Cavok

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s