Aeroportos do Amazonas podem fechar e isolar cidades

 

Nove cidades do Amazonas correm risco de ficar isoladas se não cumprirem as novas normas de combate a incêndio, determinadas pela Anac, em seus aeródromos (aeroportos de importância regional).

A suspensão dos pousos e decolagens foi determinada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em terminais de todo o país sem proteção contra incêndio. A medida vale a partir de 2012.

A adequação dos aeroportos é responsabilidade dos municípios e custa entre R$ 600 e R$ 2 milhões. Mas, segundo o presidente da Associação dos Municípios do Amazonas, Joel Souto, as prefeituras não têm recursos para implantar o serviço.

As cidades afetadas pela medida são Barcelos, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Humaitá, Lábrea, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença. Apenas Humaitá tem ligação com Porto Velho (RO), pela rodovia BR-319.

Sem aviões, o acesso a outras cidades só é possível em viagem de barco. No verão, quando o nível dos rios cai, São Gabriel da Cachoeira (a 858 km de Manaus), na fronteira com a Colômbia, fica isolada. “Seria um caos fechar os aeródromos, que é o mínimo que temos para não ficar isolados”, diz Souto.

Para a Anac, a medida busca garantir a eficiência do serviço de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeródromos. “O risco de ocorrer um acidente em solo é considerável e precisa dessa garantia”, diz, em nota.

A empresa Trip Linhas Aéreas, que faz voos regulares para aeródromos do Amazonas, diz que alertou o governo e as prefeituras sobre o problema. “Prestamos um serviço essencial no Amazonas que ultrapassa o serviço comercial para cidades que ficam distantes da capital até dez dias de viagem de barco’, disse o diretor Evaristo Mascarenhas.

Fonte: Folha.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s