TAP vai renovar cabinas dos aviões de longo curso

A330 da TAP

A TAP vai iniciar ainda este ano um investimento em melhoria de conforto das cabinas dos aviões de longo curso, em especial nos seus quatro Airbus A340, nos quais vai renovar todas as cadeiras da classe económica e passar a oferecer aos passageiros áudio e vídeo individuais (Audio Video on Demand), de acordo com um documento interno a que o PressTUR teve acesso.

Nesse documento é indicado que também os sete Airbus A330 mais antigos da frota de 12 deste modelo vão ter um investimento de upgrade do sistema de entretenimento a bordo (áudio e vídeo) que, lê-se na informação, “tem sido o maior ponto de reclamação dos passageiros em relação ao conforto a bordo”.

O documento a que o PressTUR teve acesso aponta para um investimento global na ordem de 7,7 milhões de euros, referindo que “apesar de não ser este o momento ideal para novos investimentos”, a sua concretização é para atender à “necessidade urgente de oferecer aos passageiros um nível de conforto equivalente ao das empresas concorrentes”, pelo que o Conselho de Administração Executivo reconheceu “que o assunto não poderá ser mais adiado e deliberou aprovar o investimento”.

O porta-voz da TAP, contactado pelo PressTUR, confirmou que “vai ser iniciado um processo de padronização da imagem e dos interiores dos aviões da frota de longo curso com o objectivo de tornar o produto globalmente mais consistente”.

“É um projecto antigo, pois a frota de longo curso da TAP tem diversas origens, permitindo esta padronização melhoria do produto e poupanças resultantes da uniformização, bem como da modernização dos sistemas de entretenimento a bordo”, disse ainda António Monteiro, que avançou que a companhia prevê iniciar a modernização das cabinas ainda este ano e concluir o investimento até finais de 2012.

António Monteiro disse também ao PressTUR que “a padronização envolve imagem, interiores de cabina (tecidos e cadeira), e entretenimento”, referindo que se trata de “sistemas de vídeo, que passarão a ter maior qualidade, fiabilidade e diversidade” e referiu que a sua execução vai ser feita de forma faseada, “de acordo com as imobilizações normais de cada avião para fazer as inspecções de rotina”.

O documento a que o PressTUR teve acesso indica que a maior fatia dos cerca de 7,7 milhões de investimento vai para a frota de Airbus A340, que são os aviões vocacionados para as rotas mais longas, como Luanda, Maputo, São Paulo, Brasília e Porto Alegre, que vão ter as cadeiras da classe económica substituídas, bem como passarão a oferecer aos passageiros um sistema de entretenimento a bordo com vídeos individuais, “hoje um padrão da indústria”.

Nos sete Airbus A330 mais antigos, a opção da companhia foi fazer um upgrade do sistema de áudio e vídeo, que ascende a aproximadamente 364 mil euros, com o qual “resolve o problema da descontinuidade das actuais fitas cassetes” e garante “sensível melhoria na qualidade e fiabilidade do sistema”.

No documento lê-se ainda que fazer uma mudança radical dos sistemas nos aviões de longo curso iria custar, segundo estudos preliminares, cerca de 40 milhões de dólares, o que foi “considerado inviável”.

O documento a que o PressTUR teve acesso refere-se ainda a outros investimentos, um dos quais para permitir à TAP ter os seus aviões de acordo com o Projecto SESAR (Céu Único Europeu) da EASA e Comissão Europeia.

De acordo com essas novas normas, os aviões terão que estar equipados para ter “comunicação via satélite por mensagens, em substituição às actuais comunicações rádio por voz entre os pilotos e os órgãos de controlo de tráfego”, sob pena de a partir de 2015 terem “prioridade reduzida” e ficarem “limitados em opções de rota e níveis de voo, tornando a sua operação inviável”.

Fonte: Presstur

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s