Eurocopter voa com o primeiro helicóptero com motor híbrido

Eurocopter AS350

A Eurocopter testou com sucesso um helicóptero híbrido que combina um motor de combustão interna com um motor elétrico sendo a primeira vez que um helicóptero voa no mundo com esse tipo de motor, definindo um novo marco no seu roteiro de inovação que abre o caminho para outras melhorias na segurança de aeronaves de asa rotativa.

Para este avanço inicial na exploração do conceito híbrido, a Eurocopter está usando um sistema complementar elétrico para aumentar a capacidade de manobra de um helicóptero monomotor durante um pouso em auto-rotação – que é realizada por helicópteros no caso de uma falha no motor principal.

O helicóptero demonstrador é uma versão de produção do modelo leve de grande sucesso Eurocopter AS350 monomotor, que foi equipado com um motor elétrico adicional. No caso de uma falha de motor, o motor elétrico fornece energia para o rotor, permitindo que um piloto possa controlar o helicóptero com muita facilidade durante a descida para um pouso seguro. O próximo passo é trazer este conceito para a maturidade e avaliar a sua implementação em helicópteros de produção em série da Eurocopter.

O demonstrador AS350 híbrido tem um altamente compacto motor elétrico e uma bateria de polímero de íon de lítio instalado na área central do helicóptero. Controles eletrônicos permitem a geração precisa da potência fornecida pelo motor elétrico durante o período de auto-rotação.

Fonte: http://cavok.com.br/blog/?p=39920

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s