Aeronaves brasileiras têm em média 25 anos, diz Abag

 

A idade média da frota brasileira de aeronaves de aviação geral é de 25 anos, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de aviação Geral (Abag). Do total de aeronaves registradas no País, 52% estão na faixa de 21 a 40 anos. Outros 29% da frota possuem menos de 15 anos, o que indica, segundo a entidade, um processo de renovação. Somente 7% das aeronaves de aviação geral hoje registram idade acima de 40 anos.

“Um dado muito interessante e que também indica o crescimento da aviação executiva no Brasil é o fato de 14% da frota apresentar entre 1 e 5 anos de idade”, avalia Francisco Lyra, presidente da ABAG.

O estudo mostra que os helicópteros e jatos vêm aumentando gradativamente a participação na frota brasileira. Nos últimos cinco anos, a cada mês, dois jatos novos e 5,4 helicópteros foram adicionados à frota nacional. Entre os helicópteros, cerca de 500 têm até cinco anos de uso, 177 entre 6 e dez anos e 299 entre 11 e 15 anos.

Os aviões a pistão são os que mais contribuem para o envelhecimento da frota. São mais de 3 mil aeronaves com mais de 30 anos. Já os turboélices passaram por uma forte renovação – 31% têm até dez anos de uso.

Fonte: Agência Estado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s