NBAA: Cessna apresenta o novo Citation Latitude

Cessna Citation Latitude

A Cessna Aircraft Company apresentou hoje, durante a abertura da 64ª Convenção e Reunião Anual da NBAA, o novo jato executivo mid-size Citation Latitude. Este é o segundo anúncio de um produto novo da Cessna nos últimos 14 dias; a empresa lançou o jato executivo leve Citation M2 no dia 26 de setembro.

Com espaço para uma tripulação de dois mais até oito passageiros, o Latitude possui aviônicos Garmin G5000 e uma espaçosa cabine de passageiros de 84 polegadas por 6 pés de altura.

“O Citation Latitude é um divisor de águas para o segmento mid-size, oferecendo a carga, velocidade e alcance que o mercado exige, com uma experiência incomparável de cabine nessa faixa de preço”, disse Brad Thress, vice-presidente sênior de jatos executivos da Cessna.

Posicionado entre o Citation XLS+ e o Citation Sovereign na linha de produtos da Cessna, o Citation Latitude oferece uma capacidade de carga cheio de combustível de 1.000 libras (454 kg), uma velocidade máxima de cruzeiro de 442 nós de velocidade verdadeira (819 quilômetros por hora) e uma autonomia de 2.000 náuticas milhas (3.704 quilômetros). A aeronave custa em 2011 o equivalente a US$ 14,9 milhões.

As especificações preliminares do projeto da aeronave é que ele poderá operar em aeroportos com pistas de no mínimo 3.900 pés (1.189 metros), e terá uma altitude máxima de 45.000 pés (13.716 metros) e podendo subir direto para 43.000 pés (13.106 metros) em 23 minutos. O primeiro vôo do protótipo do Citation Latitude está previsto para ocorrer meio do ano de 2014, com certificação da FAA (Parte 25) e a entrada em serviço previsto para 2015.

“Nossa equipe usou uma extensa pesquisa de mercado para configurar o Citation Latitude e os resultados são vistos do nariz à cauda e de uma ponta da asa a outra ao olhar para o Latitude”, disse Thress. ”Em nenhum lugar a singularidade é mais visível do que no interior da cabine do Latitude”.

Logo atrás do cockpit, até o lavatório traseiro, o piso plano possibilita que um passageiro possa ficar em pé em toda a extensão da cabine de mais de 16 pés. A cabine principal de passageiros – é a mais ampla da história da Cessna – é de 77 polegadas de largura (1,95 metros) com uma altura de 72 polegadas (1,83 metros). A disposição dos assentos padrão acomoda passageiros numa único configuração “club” com as poltronas voltados para os lados, e num sofá que pode virar para os dois lados. Seis assentos podem se deslocar para frente e para trás cerca de 7 polegadas (0,18 m) e lateralmente 4 polegadas (0,10 m) num modelo de assento que pode girar até 180º com infinitas posições de reclinar. Por toda extensão da cabine existe uma iluminação indireta em LED que fornece aos passageiros uma capacidade de ajuste variável, até luzes de leitura direta e muito mais.

“Os requisitos para viagens de negócios evoluíram para mais de conforto e conveniência, e o uso de tecnologia inovadora é a chave para fornecer uma cabine da aeronave mais eficiente e produtiva, que é fundamental para atender às expectativas de um ambiente de trabalho em pleno funcionamento”, disse Cindy Halsey, vice-presidente de Design de Interiores, Engenharia e Desenvolvimento da Cessna. ”Através de nosso novo sistema de tecnologia Clairity na cabine, temos uma interface de usuário intuitiva para oferecer aos clientes um avião ‘inteligente’ para a experiência de conectividade final.”

Desenvolvido pela Cessna em parceria com a Heads Up Technologies de Dallas, a Clairity é uma solução de tecnologia inteligente de cabine onde os sistemas aviônicos da aeronave podem ser integrados com os sistemas elétricos de cabine e de dados e comunicação compartilhando um único sistema controlado de fibra óptica, permitindo que através de uma interface intuitiva touchscreen em cada assento ou com os dispositivos pessoais eletrônicos.

O cockpit do Citation Latitude é ancorado pelo totalmente novo sistema integrado Garmin G5000 que trabalho em torno de três LCD primários multifuncionais de 14 polegadas e quatro painéis de controle touch screens. Ele inclui um sistema diretor de vôo/piloto automático integrado e de Electronic Flight Instrument (EFIS).

Fonte: http://cavok.com.br/blog/?p=40249#more-40249

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