Último caça F-22 Raptor deixa hoje a linha de produção da Lockheed

Lockheed F-22 Raptor

A última aeronave de caça F-22 Raptor está prevista para deixar hoje, dia 13 de dezembro, a linha de montagem da Lockheed Martin Corp em Marietta, Georgia, conforme informou a gigante de defesa dos EUA.

O caça F-22 Raptor fez seu voo inaugural em Marietta em setembro de 1997 e a produção entrou em seguida em plena atividade. Mas seu alto custo e as mudanças nas exigências militares para os desafios pós-Guerra Fria derrubaram o F-22. Em 2009, o governo dos EUAterminou oficialmente a produção do jato. O Raptor final será entregue à Força Aérea dos EUA em 2012 e completará a frota de F-22 operacionais, que totaliza 187, de acordo com a Lockheed.

A divisão da Lockheed Aeronautics emprega cerca de 2.000 pessoas sobre o programa F-22 nas suas instalações no Condado de Cobb.

A Força Aérea dos EUA havia planejado encomendar 20 Raptors em 2010 e mais 40 nos próximos anos antes do Departamento de Defesa dos EUA decidir, em abril de 2009, não encomendar mais o caça. O Departamento de Defesa encomendou um total de 187 Raptors, durante a vida do programa, alguns dos quais ainda estão sendo construídos.

Amplamente reconhecido como o avião de caça mais capaz no mundo, o F-22 de 150 milhões dólares tem estado sob fogo por ano para o desvio do dinheiro necessário para outro lugar. A Administração de George W. Bush queriaterminar o projeto, mas foi rejeitado pelo Congresso e pela Forças Aérea dos EUA, que queria mais unidades da aeronave. A Força Aérea originalmente queria 750 caças F-22s.

Enquanto a aeronave é furtiva e pode voar a velocidades supersônicas, seu alto custo levantou questões sobre se é a alocação adequada de recursos do governo cada vez mais limitados, especialmente numa recessão.

Fonte: http://cavok.com.br/blog/?p=43731#more-43731

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s