Acionistas da chilena LAN aprovam negócio com a TAM

Airbus A320 da LAN

Os acionistas da companhia aérea chilena LAN aprovaram nesta quarta-feira a fusão com a brasileira TAM, marcando um dos últimos passos antes da conclusão do negócio que dará origem à maior empresa do setor na América Latina.

Em reunião extraordinária, os acionistas também aprovaram a mudança da razão social da empresa para Latam Airlines Group, o que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2012.

No Brasil, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou neste mês a fusão entre as empresas, anunciada em agosto de 2010. A operação já havia recebido o sinal verde da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O conselho, porém, impôs duas restrições ao negócio. A Latam, empresa resultante da operação, terá que repassar a uma outra empresa gratuitamente dois pares de slots (horários e espaços para pousos e decolagens) em Guarulhos referentes à rota São Paulo–Santiago–São Paulo.

Segundo o relator, conselheiro Olavo Chinaglia, a fusão deixou na mão de uma só empresa 80% das frequências existentes hoje nessa rota e não há garantias de que uma nova empresa interessada em operá-la conseguiria slots em horários comercialmente atraentes no aeroporto de Guarulhos. A TAM tem hoje dois pares de slots e, a Lan, seis.

O Cade determinou ainda que as empresas optem por uma das duas alianças globais das quais fazem parte hoje –a TAM pertence à Star Alliance e, a Lan, à OneWorld.

O entendimento do conselho é que essas alianças podem desestimular a concorrência e a entrada de uma empresa associada nas rotas já operadas pela TAM ou pela Lan.

As duas restrições já haviam sido impostas pela tribunal da concorrência chileno, que determinou outras nove condições para aprovar a fusão. No Chile, a determinação foi de que a empresa repasse quatro pares de slots na rota São Paulo-Santiago-São Paulo.

Anúncios

Um pensamento sobre “Acionistas da chilena LAN aprovam negócio com a TAM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s