Caça F-35C poderá não ser capaz de operar nos porta-aviões das marinhas norte americana e britânica

F-35A Lightning II

O caça F-35 Joint Strike Fighter (JSF) da Marinha dos EUA, conhecido como F-35C, está em sério risco de nunca ser capaz de pousar a bordo de um porta-aviões. Isto também representa um risco para o programa de porta-aviões do Reino Unido, que pretende usar o F-35C a partir do final da década.

Em 2007, um vídeo de revisão anual da Lockheed Martin afirmou que o caça F-35C, o modelo embarcado em porta-aviões (CV) do JSF, havia passado pela revisão crítica do projeto (CDR). O vídeo e similares declarações públicas, disseram que em “2007 havia sido concluído a revisão crítica do projeto para o F-35C. A conclusão da CDR é um sinal de que cada modelo do F-35 estava preparada e pronta para produção.”

No entanto, um relatório do Departamento de Defesa dos EUA em novembro de 2011 falava sobre os relativos desafios decorrentes da engenharia que está sendo chamado de “problemas concorrentes”, revelando que todos os oito testes realizados na Estação Naval de Lakehurst em agosto de 2011, para ver se o F-35C JSF poderia pegar o cabo com o gancho no pouso em porta-aviões, haviam falhado.

O relatório também menciona que o gancho de cauda no F-35C JSF está fixado indevidamente na aeronave. A distância do gancho para o trem de pouso principal é tão curto que é improvável que a aeronave consiga pegar os cabos no convés de um navio. Este gráfico (imagem acima) da revisão explica parte do problema. Ele ilustra a distância entre o trem de pouso principal e o gancho da cauda dos aviões de guerra anteriores qualificados para operar a partir de porta-aviões e compara essas distâncias com a encontrada no F-35C JSF. A este respeito, o relatório refere-se ao F-35C JSF como “um fora do padrão”.

Um especialista do setor que é um engenheiro de teste de voo pós-graduado (FTE) da Escola de Pilotos de Teste Naval dos EUA (USNTPS), Peter Goon, afirmou que, “dada a quantidade limitada de estrutura adequada parte traseira das variantes JSF, devido principalmente a comunalidade que estava sendo buscada entre as três variantes e o fato de que o modelo F-35B JSF STOVL é o projeto inicial, sempre havia os altos riscos associados em reunir os requisitos de adequação ao porta-aviões. ”

Ele também aponta para as bem conhecidas e compreendidas especificações militares que atendem os requisitos do projeto de gancho de cauda, as especificações MIL-A-18717C e MIL-D-8708C.

Quando questionado sobre como essas coisas poderiam ter sido deixadas para trás, Peter sugeriu que provavelmente não foram, pelo menos pelos engenheiros, mas as preocupações provavelmente foram ignoradas.

Ele disse que isso não deve ser nenhuma surpresa, dado o nível de pontos deixados para trás pela comunidade de engenheiros no programa F-35, buscando a “forma sobre a substância” e “uma total indiferença do que é real” sendo características do programa – “a acessibilidade sendo a pedra angular do Programa JSF” apenas como um exemplo.

É altamente provável que esta falha de projeto pode ser a gota d’água para o F-35C. O programa irá tentar mais alguns testes, com um design de gancho diferente, mas isso não resolve o problema da má localização do gancho na fuselagem da cauda.

Outros problemas do programa F-35 identificados no Relatório QLR incluiaram a precisão visual do sistema no capacete que está seriamente afetado por problemas de design e dados mal interpretados relacionados ao envelope de combate. Além disso, todas as variantes F-35 sofrem com o peso no limite, inseguro sistema de alijamento de combustível, restrições de vôo em velocidade, mergulho e perigo de proximidade em voos com relâmpago, apenas citando alguns.

Fonte: Cavok.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s