Azul começa substituição dos ATR 72-200 pelos ATR 72-600

ATR-72-600 da Azul

A Azul começa 2012 realizando a devolução do primeiro turboélice ATR 72-200 para a ATR Aircraft – joint venture formada pela Aerospatiale (EADS) e Aeritalia (Alenia Aermacchi). Esta versão da aeronave está sendo substituída pelo novo modelo ATR 72-600, que – segundo a ATR – apresenta a mais alta tecnologia em termos de conforto e segurança operacional. A Azul foi a segunda empresa aérea no mundo a receber e operar a versão 600 da família ATR 72. Até o final do ano, as oito unidades da série 200 serão devolvidas e substituídas pela moderna versão 600.

A frota inicial de oito 72-200 foi arrendada pela companhia provisoriamente para iniciar as operações em território nacional com este tipo de aeronave. Os voos começaram em 1º de Março de 2011, com frequências entre Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto – estado de São Paulo. O turboélice devolvido à fabricante em 10/01 é o de matrícula PR-AZT.

Os três primeiros ATR 72-600 da Azul, do total de 30 pedidos firmes e dez opções do modelo, pousaram em solo brasileiro entre os meses de novembro e dezembro e já operam regularmente em sua malha. Outras 12 unidades da versão 600 serão entregues ainda este ano, parte de um contrato anunciado em julho de 2010 que pode alcançar a cifra de US$ 850 milhões, caso as 10 opções de compra sejam confirmadas.

A versão 600 conta com a última geração de sistemas eletrônicos de navegação, instrumentos de orientação incorporados em monitores LCD. Além disso, a aeronave oferece poltronas em couro e dispostas dois a dois.

O Brasil se tornou nos últimos anos favorável para a expansão dos turboélices da ATR, cujas aeronaves são perfeitas para utilização em rotas com menos de 700 km de distância, uma vez que suas operações conferem um baixo custo de manutenção – cerca de 45% a menos do que as demais aeronaves em operação no País. Além disso, seu baixo consumo de combustível gera até 50% menos CO2 que outras aeronaves regionais, o que contribuiu para a escolha do modelo pela Azul.

Fonte: www.mercadoeeventos.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s