Avianca lidera ranking de solução de reclamações por acordo

Fokker 100 da Avianca

A Avianca é a companhia aérea que fechou 2011 com o maior percentual de solução de conflito por meio de acordos, informa balanço do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O levantamento considera as reclamações feitas por clientes nos juizados especiais instalados nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro.

De acordo com o balanço, a Avianca chegou a um acordo com os passageiros em 17,89% dos 704 atendimentos registrados no ano passado nos juizados –o número também considera as reclamações da OceanAir, antiga nomenclatura da Avianca.

A Gol aparece em segundo lugar, com 15,83% de acordo nas 3.580 reclamações registradas nos quatro aeroportos. A TAM ocupa o terceiro lugar, com 400 casos resolvidos por meio de conciliação, de um total de 3.570 reclamações (11,20%).

A Webjet –empresa que foi comprada pela Gol no ano passado– ocupa a última posição, com só 8,35% de acordos, de um total de 3.088 reclamações.

OUTRAS COMPANHIAS

De acordo com o CNJ, considerando também as companhias aéreas que não operam nos quatro aeroportos, a Azul passa a ocupar a liderança do levantamento. A empresa resolveu por acordo 28% das 620 reclamações apresentadas feitas nos aeroportos Santos Dumont e Galeão (RJ).

A Trip resolveu por acordo 15,53% das reclamações; a Passaredo, 15,26%; e a Pantanal –adquirida pela TAM–, 13,46%.

O CNJ informou que, além dos postos instalados nos aeroportos do Rio e de São Paulo, também há juizados especiais no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek (Brasília) e no Aeroporto Internacional Marechal Rondon (Cuiabá). “No entanto, não foi possível obter destes juizados os números de atendimentos e acordos por empresa aérea”, informou.

OUTRO LADO

A Gol informou que oferecer atendimento especial a todos os passageiros é um dos seus principais objetivos. “A companhia possui uma equipe treinada para representá-la nos juizados dos aeroportos com o objetivo de tentar solucionar qualquer transtorno que possa ter ocasionado”, afirmou. Segundo comunicado, a companhia entende que os juizados “vêm para reforçar os direitos legítimos de clientes que foram prejudicados, agilizando soluções e minimizando transtornos”.

As outras companhias ainda não se manifestaram.

Para ver mais números sobre os acordos, clique no link abaixo.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1046394-avianca-lidera-ranking-de-solucao-de-reclamacoes-por-acordo.shtml

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