Aeroporto de Sorocaba (SP) é concessionado à Embraer

 

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou hoje novas obras no Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz, por meio do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), em Sorocaba – localizada a 90 quilômetros da capital paulista.

“Estamos investindo R$ 8,2 milhões no aeroporto. Devemos, em 45 dias, assinar o contrato e aí já começam as nossas obras, ampliando toda a parte de sistema operacional para ser uma importante referência aeronáutica de São Paulo. E temos a vinda da Embraer coroando esse trabalho, com um ano para a conclusão das obras”, afirmou o governador.

Na ocasião, Alckmin também anunciou o contrato de concessão de área aeroportuária à Embraer. O investimento será destinado às obras de aumento da capacidade operacional do aeródromo. Serão realizadas intervenções para ampliação dos sistemas de pista, pátio de aeronaves e infraestrutura para hangares.

O aeroporto de Sorocaba opera aviação geral e aeroclube. As melhorias atendem às necessidades e à capacidade de operação, ampliando as etapas de voos de jatos executivos de maior porte, como as aeronaves Global e Legacy.

OBRAS

A pista de pouso, com 1.480 metros de extensão, será estendida em 150 metros – 100 metros em uma cabeceira e 50 metros na outra. O pátio de aeronaves, atualmente com 6 mil m², será ampliado para 14,8 mil m². Duas novas pistas de rolamento serão construídas e as quatro já existentes serão alargadas. Será realizada também ampliação da pista de táxi e das vias de acesso para os hangares.

O projeto para o aeroporto inclui ainda construção de vias de serviço para veículos operacionais, drenagem, ampliação de iluminação do pátio, sinalização horizontal dos sistemas de pista e pátio, construção de cerca operacional com alambrado e implantação das lajes das cabeceiras com quadriculado. As intervenções têm prazo de execução de 210 dias corridos e devem ser licitadas e iniciadas nesse primeiro semestre de 2012.

CONCESSÃO

O espaço de área aeroportuária concedido para desenvolvimento de atividades da indústria aeronáutica com a Embraer é de 20.331 m², com área edificável máxima de 9.728 m². A empresa será responsável pela manutenção de aeronaves, hangaragem, serviços de base fixa operacional, atendimento aeroportuário, reparo de componentes, reforma de interiores, modificação de produtos e estoque e venda de peças de reposição.

A Embraer também fará as melhorias necessárias na área concedida e posteriormente prestará os serviços acima mencionados. O prazo da concessão será definido após análise dos investimentos da empresa na estrutura que será montada. O contrato determina que a concessão tenha valor mensal de R$ 162,65 mil.

Segundo a Embraer, a área será usada para ampliar a capacidade de atendimento e suporte à crescente frota de jatos executivos, que já ultrapassou a marca de 100 aviões operando no Brasil. O centro de serviços irá gerar até 250 empregos diretos. Somado aos investimentos a serem realizados no aeroporto pelo governo, consolidará Sorocaba como um polo para a aviação executiva no País.

Fonte: www.panrotas.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s