Começam as obras no Aeroporto de Foz do Iguaçu

 

Às 10 horas de terça-feira (13), o presidente nacional da Infraero – Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária – Gustavo do Vale, anunciou o início da reforma do aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e oficializou o repasse de R$65 milhões destinados à ampliação da estrutura e aquisição de novos equipamentos. A solenidade aconteceu na sala vip do aeroporto e contou com a presença de autoridades políticas locais, além dos engenheiros responsáveis pelo projeto.

De acordo com Gustavo do Vale, a prioridade da reforma é ampliar o espaço interno do aeroporto, não está prevista ampliação da pista nem dos estacionamentos nesta primeira fase. “As obras vão começar ainda hoje, os engenheiros estão todos aí, eu espero que na próxima meia hora já esteja começando”, afirmou. A previsão é que a reforma esteja pronta em 18 meses, e a capacidade de atendimento deve aumentar em 40% após a conclusão, atingindo 3 mi de passageiros ao ano.

O presidente explicou que a ampliação do aeroporto não está sendo feita apenas para atender à demanda da Copa de 2014, mas sim para suprir as necessidades atuais. Ele assumiu o fato de que o aeroporto Internacional de Foz há muito tempo está defasado e não atende a atual movimentação. “Um bom aeroporto não para e nós já estamos atrasados em Foz do Iguaçu”.

Pista e Estacionamentos – Esta primeira etapa está longe de ser a reforma completa do aeroporto, segundo Vale, em 2013 a prioridade será a pista de decolagem que deve ser ampliada e recapeada. Mas ainda não há previsão certa para o início da reforma.

Já a superintendente do aeroporto, Maria do Socorro, afirma que em a pista de decolagem de Foz do Iguaçu é uma das melhores do Brasil e não precisa de reformas agora. Segundo ela, foi feita uma licitação de recursos para ampliação dos estacionamentos que irá aumentar a capacidade para 600 vagas, mas ainda não há previsão de quando as obras irão começar. “O nosso objetivo com esta reforma é melhorar o conforto dos passageiros”, disse.

Acordo de Cooperação – No término da solenidade, o diretor do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, entregou uma minuta do acordo de cooperação do Fundo Iguaçu para a reforma do aeroporto para o presidente nacional da Infraero. O documento já foi protocolado no mesmo instante.

De acordo com Piolla este é o primeiro passo “vamos marcar uma data para assinar esse acordo de cooperação em Brasília e a partir daí a gente [Fundo Iguaçu] revisa o plano diretor e assume a elaboração de projetos básicos”, afirmou.

Piolla explicou que o contrato prevê que os processos executivos de engenharia fiquem por conta de Itaipu Binacional e a parte de desapropriação sob responsabilidade do Governo do Estado para que seja possível a “transformação completa do aeroporto”

Fonte: ClickFoz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s