Spotting: SBGR (22/03/2012)

Airbus A380 @ SBGR

Olá caros amigos do ar. Como vão? Hoje, o FL410 inaugura mais uma seção em seu serviço de bordo: Spotting. Aqui, eu (Aidan Formigoni) vou compartilhar com vocês meus dias tirando fotos de aviões por aí. Para começar, um dia de spotting mais do que especial, com fotos do Airbus A380 em São Paulo, após mais de 5 anos ausente. Espero que gostem!

Nosso primeiro registro começa em uma quinta-feira pra lá de quente. Arrumei minha mala e coloquei nela o máximo de água que pude, além da câmera é claro. O Airbus A380 chegara na noite anterior e partiria para um voo de demonstração  as 12:30, então procurei chegar a GRU com uma hora de antecedência.

Ao chegar ao famoso Morrinho, me deparo com dezenas de pessoas esperando pelo avião. Alguns rostos conhecidos, a maioria não. O fato de ver tanta gente registrando o movimento de aeronaves ainda é estranho para mim, que costuma ir sozinho tirar fotos durante a semana. Ainda assim, é sempre bom ver pessoas juntas e felizes com um único objetivo, unidas por uma paixão.

Sobre o tráfego, na hora do almoço temos uma chuva de voos domésticos de praticamente todas as empresas que operam em GRU, com Airbuses A319, A320 e A321 da TAM, A318 e A320 e Fokker 100 da Avianca, Boeings 737 da Gol, Varig e Webjet, os ATR da Trip e o Embraer 145 da Passaredo. A graça aqui fica por conta da quantidade, e não da qualidade. O maior aeroporto de São Paulo já não se dá mais ao luxo de ter horários sem muito movimento de aviões.

O tráfego internacional sempre existe, embora comece a aumentar a partir das 15:00. Neste dia, os “capturados” foram os Bombardier CRJ-900 da Pluna, Boeing 767 e Airbus A320 da LAN, Boeings 737 da Aerolineas Argentinas, Copa Airlines, AeroSur e Boliviana de Aviacion, Airbus A340 da Iberia, Boeings 777 da AeroMexico, Korean Air, Alitalia e Singapore Airlines, Airbuses A330 da Air China, South African Airways e TAM, e o Embraer 190 da Austral.

A respeito do A380, bom, ele saiu, ele voltou, o pessoal literalmente foi à loucura e eu consegui ótimas fotos. Acredito ser um dos poucos que acha o “gordão” fotogênico, mas ele impressiona mesmo por seu tamanho. Chega a ser imponente mesmo. Confesso que queria muito registrar sua passagem por aqui, mas não estava tão animado quanto em outras coberturas, pois já tinha fotos dele. Fiquei feliz por conseguir registros tão bons em um horário onde o sol não ajuda muito, e também achei a pintura da Airbus mais bonita pessoalmente. Estes dois fatores fizeram com que minha expectativa fosse superada.

No entanto, o que realmente fez meu dia valer a pena foi a inesperada passagem do Boeing 767-200F da Rio. O cargueiro geralmente opera em Guarulhos durante as madrugadas, e eu ainda não tinha nenhuma foto desta bela ave. Realmente foi sorte!

Confira algumas imagens que tirei neste dia.

Alitalia | Boeing 777-200ER @ SBGR

Avianca Brasil & TAM | Airbus A318 & Airbus A320 @ SBGR

Singapore Airlines | Boeing 777-300ER @ SBGR

Rio | Boeing 767-200F @ SBGR

Iberia | Airbus A340-300 @ SBGR

Para conferir as outras fotos, é só acessar meu Flickr =)

Aidan Formigoni

Deixe um comentário

