TAM registra sua maior ocupação internacional durante mês de fevereiro

Boeing 777-300ER da TAM

A companhia aérea brasileira TAM encerrou fevereiro com a maior taxa de ocupação internacional de sua história para o mês. Entre os voos para o exterior operados por empresas brasileiras, a companhia aparece como líder no segmento, com load factor de 81,9% e participação de 87,5% no período. Os números foram divulgados nesta terça-feira pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e refletem a demanda aquecida por rotas internacionais no fim da alta temporada.

O índice recorde é resultado de um aumento da demanda acima do crescimento do número de assentos disponíveis por quilômetro voado. Na comparação com fevereiro do ano passado, a procura por voos ao exterior avançou 11,7%, enquanto a oferta subiu 5,3%. O yield (preço pago pelo passageiro por quilômetro voado) internacional do mês também avançou com relação a fevereiro de 2011.

Segundo a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo), o tráfego internacional de passageiros subiu 8,6% em fevereiro, graças ao carnaval no Brasil e ao fraco resultado do mesmo período no ano passado, em consequência da primavera árabe.

As companhias aéreas da América Latina registraram alta de 13,3% no mês, com destaque para as viagens ao Brasil em trajetos associados ao Carnaval, destacou a Iata.

O Oriente Médio e a África também registraram um avanço de mais de 20%, mas este resultado foi provocado pelo fraco desempenho em fevereiro do ano passado, quando as viagens para as regiões foram prejudicadas pela primavera árabe.

A TAM mantém ainda a liderança no mercado doméstico, com market share de 39,1% em fevereiro. No mês, a taxa de ocupação dos voos chegou a 64,6%. O índice é resultado do aumento de 11,7% na demanda e de 8,7% na oferta de voos domésticos da companhia, na comparação anual.

Um dos motivos do bom desempenho da TAM foi o aumento do volume de passageiros viajando a lazer, aliado ao fato do Carnaval ter sido realizado em fevereiro (sendo que no ano passado o feriado ocorreu em março). O número de passageiros que viajaram com bilhetes-prêmio no segundo mês deste ano também foi alto, e isso resultou em um yield doméstico inferior ao registrado em fevereiro de 2011.

Fonte: Folha.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s