Secretaria planeja criar “universidade do ar”

 

A Secretaria de Aviação Civil trabalha na montagem de um grande programa de qualificação profissional no setor aéreo. O projeto, que vem sendo chamado informalmente de “universidade do ar”, ainda está em fase de diagnóstico das principais carências – atuais e no médio prazo – de mão de obra na aviação.

“O nosso compromisso é ter esse programa modelado até o fim do ano”, diz Clarice Bertoni, secretária de navegação aérea da SAC. “Não falamos de apagão [de mão de obra] porque não se sente nem se vislumbra isso, mas precisamos de planejamento.”

Técnicos da própria secretaria, da Infraero, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) se encarregam de estudar as profissões do setor que precisam ser regulamentadas e onde pode haver necessidades mais urgentes. “De curto prazo, mas é algo conjuntural, o problema está em pilotos de helicópteros para plataformas de petróleo offshore”, afirma. Essa carência, segundo Clarice, deve ser tratada no âmbito do Prominp – programa voltado especificamente para o setor do petróleo.

A intenção do governo é usar recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que serão potencializados com o pagamento de outorgas dos aeroportos recém-privatizados, na “universidade do ar”. O projeto não engloba, necessariamente, novas instalações físicas. Pensa-se, isso sim, no fortalecimento do programa de bolsas da Anac para a formação de pilotos e na possibilidade de financiamento para a compra de simuladores de voo por escolas de aviação. Avalia-se também a assinatura de parcerias com unidades do Senai para cursos como mecânica de voo.

“Queremos implantar algumas iniciativas já em 2013”, afirma Clarice Bertoni. O diagnóstico do governo inclui categorias como pilotos, mecânicos, bombeiros aeronáuticos, despachantes operacionais de voo, controladores, técnicos em meteorologia e pessoal de “handling”. A maior carência de profissionais está na região Norte.

Fonte: http://www.valor.com…versidade-do-ar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s