Moody’s vê dificuldades e rebaixa rating da GOL

 

Gol | Boeing 737-800 @ SBGR

A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou a nota de crédito da GOL (GOLL4) de B1 para B3 na escala global e de Baa3 para Ba3 na nacional, mostra um comunicado enviado ao mercado nesta quinta-feira. A perspectiva é estável.

“O rebaixamento para Ba3 reflete a pior que a esperada performance operacional em 2011 e a continuidade das fracas projeções para 2012, que provavelmente devem continuar a conter a flexibilidade operacional e financeira”, mostra o texto assinado pelo analista Brian Oak.

Segundo ele, o perfil de crédito e estrutura de capital da GOL não oferece a capacidade para absorver a continuidade dos altos preços do querosene de aviação e o enfraquecimento do real que vem do desejo do governo de aumentar a competitividade por meio da depreciação da moeda.

Rebaixamentos

A Moody’s foi a última das grandes agências a rebaixar o rating da companhia área em 2012. A Fitch reduziu a nota de BB- para B+ em 3 de abril. “O enfraquecimento das margens da GOL durante 2011 reflete o cenário bastante desafiador enfrentado pela companhia com as tarifas sob pressão devido ao crescimento da competição e as novas capacidades adicionadas no mercado doméstico brasileiro”, disse o analiasta Jose Vertiz.

No dia 4 de abril foi a Standard and Poor’s. O rating caiu de BB- para B+. A agência também citou a deterioração no perfil de risco financeiro e a expectativa de que as métricas de crédito irão melhorar lentamente como resultado de tarifas baixas decorrentes da competição de preços e custos elevados dos combustíveis.

Reestruturação e ações

A empresa anunciou em 2012 um plano de reestruturação para reduzir custos. O número de vice-presidências foi cortado e apenas duas mantidas. Além disso, quatro cargos de diretoria e 26 posições de gerências média e sênior eliminados. No início de abril, a GOL demitiu 205 empregados e anunciou o corte de 80 a 100 voos diários entre março e abril.

As ações acumulam uma desvalorização de quase 17% em 2012.

Fonte: http://exame.abril.c…a-rating-da-gol

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s