Tráfego aéreo europeu no 1ºtri é prejudicado por crise da dívida

 

O tráfego aéreo europeu caiu no primeiro trimestre de 2012 comparado ao mesmo período do ano passado, mostraram dados setor de aviação nesta terça-feira, com a queda atribuída à crise da dívida na Europa e aos efeitos residuais dos levantes conhecidos como Primavera Árabe.

O órgão europeu de tráfego aéreo Eurocontrol, que fiscaliza por volta de 40 por cento das rotas mundiais de passageiros e carga, afirmou que foram registrados 2,12 milhões de voos na Europa entre janeiro e março deste ano, queda de 3,3 por cento sobre o mesmo trimestre de 2011.

A entidade afirmou em comunicado que o número de voos ficou levemente abaixo de sua previsão, e deveu-se em parte à recuperação menor do que a esperada em voos entre Europa e norte da África após o levante político em destinos turísticos populares no Egito e na Tunísia.

O segmento de voo fretado foi o único a mostrar crescimento no primeiro trimestre na comparação anual, disse a Eurocontrol. O declínio em voos por operadores de baixo custo no período foi mais alto, em 4,3 por cento, do que de companhias aéreas tradicionais, de 3,1 por cento, segundo a instituição.

Dados separados divulgados pela entidade aeroportuária ACI Europe, também nesta terça-feira, mostraram uma queda de 4,1 por cento em tráfego de frete aéreo no primeiro trimestre deste ano sobre o mesmo intervalo de 2011.

O tráfego de passageiros cresceu 3,4 por cento entre janeiro e março comparado com um ano antes, mas houve um forte contraste entre o crescimento em aeroportos na União Europeia, de 1,7 por cento, e outros aeropostos europeus, que viram uma alta de 11,5 por cento.

Os dados da ACI Europe cobrem 173 aeroportos, que, juntos, representam mais de 88 por cento do tráfego de passageiros na Europa.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s