Fusão de Azul e Trip não fará TAM e GOL pousarem no mercado, dizem analistas

Vista aérea do Santos Dumont

Poucas horas antes do anúncio oficial da fusão entre as aéreas Trip e Azul, os investidores podem se manter tranquilos pois, segundo analistas de dois grandes bancos, a operação praticamente não terá impacto sobre os papéis das concorrentes GOL (GOLL4) e TAM (TAMM4).

“Em termos materiais, não deverá ter [efeito negativo] porque tanto a Azul quanto a Trip não são competidoras diretas da GOL e da TAM, especialmente a Trip que só faz vôos regionais”, disse o analista de uma grande instituição financeira estrangeira, que não quis se identificar. Prova disso é que por volta das 11h50 (horário de Brasília) as ações da TAM marcavam alta de 3,14%, cotadas a R$ 42,69, e as da GOL 2,84%, valendo R$ 8,70.

Para o especialista, a fusão não significará grandes alterações no mercado de aviação no curto prazo, pois mostra uma oportunidade da Azul crescer de maneira rápida. “No curto prazo não vejo mais competição e, se a Azul continuar na mesma estratégia, não vai mudar muita coisa [no mecado]”, completou a fonte em entrevista.

Mercado e médio prazo

Vale lembrar que, juntas, as duas empresas detém 14,1% do mercado doméstico de passageiros em março, último dado divulgado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), sendo a Azul com 9,9% e Trip com 4,2%. TAM e GOL detém, respectivamente, 38,2% e 34,4% do mercado.

Deste modo, no curto prazo, essa é mesma visão do analista de outro grande banco internacional. “O impacto negativo [sobre GOL e TAM] é bem pequeno porque são rotas diferentes. Tudo entre as empresa é diferente – rotas, aviões, oferta. Se houver algum tipo de impacto, será pequeno”, completa o analista.

No entanto, somente no médio prazo (de até dois anos), é poderá haver algum tipo de peso sobre a posição das concorrentes de Trip e Azul, segundo o primeiro especialista consultado. “Para o médio prazo, a Azul começa a ganhar mais expressão no mercado doméstico, começando a ir para cima dos aeroportos nacionais de uma maneira mais forte. Ela estará mais fortalecida para competir com elas [GOL e TAM] lá na frente”, conclui a fonte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s