Londrina lidera reclamações de raios laser apontados para aviões

 

O aeroporto de Londrina (PR), o 27º em movimento de aeronaves no país em 2011, é recordista em reclamações de pilotos sobre o uso de raio laser. Esses equipamentos, apontados por pessoas no solo, atrapalham a visão dos pilotos e podem causar até cegueira temporária.

Número de voos prejudicados por laser verde aumenta 4 vezes

Só neste ano, pilotos denunciaram 55 casos do tipo em Londrina. Vitória (44) e Brasília (42) ficam atrás do aeroporto paranaense.

Dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) mostram que o problema ocorre na maioria dos aeroportos e vem piorando.

Neste ano, até o dia 4, foram 670 casos. Em 2011 registrou-se 250 ocorrências.

“Se fizer seis voos noturnos em uma semana, em ao menos cinco deles terei problemas com laser apontado para a cabine do avião”, diz o instrutor de voo do Aeroclube de Londrina Fernando César Rodrigues.

A coordenadora de segurança operacional do aeroporto de Londrina, Maria Terezinha Pavan, afirma que faz o possível. “Fazemos tudo o que é recomendado pelo Cenipa. Incentivamos os pilotos a comunicarem os casos e avisamos a polícia de que região da cidade estão partindo os raios”, disse.

Para o instrutor de voo, o problema é grave. “O laser forma um clarão, como se eu olhasse para os faróis de um automóvel. Tento desviar o olhar, mas com isso desvio também a atenção da pista durante o pouso, justamente quando preciso de mais concentração”, afirmou.

Direcionar raios laser para aviões é crime, com pena de dois a cinco anos de reclusão.

Mas a punição é difícil. “Só podemos prender em flagrante. O ideal é investir em conscientização”, disse o capitão Paulo Siloto, do 5º Batalhão da Polícia Militar do Paraná.

Fonte: Folha.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s