EAU investirão mais de US$ 100 milhões para modernização de caças

F-16 Fighting Falcon

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) vão investir mais de US$ 100 milhões para modernizar a sua frota de Dassault Mirage 2000-9 e Lockheed Martin F-16, abrangendo, respectivamente, 60 e 80 aeronaves.

Esses dois modelos de caças representam a espinha dorsal da defesa aérea daquele país. Os EAU pretendem atualizar os softwares do sistema de missão dos Mirage e incluir uma nova gama de armamentos para essas aeronaves. Já para os F-16, o país pretende instalar novos sistemas para reconhecimento.

O anúncio, feito durante a International Defence Exhibition & Conference, em Abu Dhabi, levanta sérias questões se os EAU vão mesmo comprar novos caças para substituir, gradativamente, os Mirage 2000-9. O país está, desde 2009, em conversas com a França para adquirir um lote dos jatos de combate Dassault Rafale, mas até agora nenhum acordo foi firmado.

Segundo o porta-voz da IDEX, Major General Obeid al Ketbi, “o Mirage é um avião moderno, é um dos melhores do mundo. Esses aperfeiçoamentos são relativos a performance da aeronave e, assim como em qualquer equipamento militar, melhorias estão em constante desenvolvimento”.

Por outro lado, a Airbus Military anunciou que até o final deste ano os EAU vão receber o primeiro A330 Multi-Role Tankers-Transport (MRTT, aeronave multi-missão de transporte e reabastecimento em voo), da encomenda de três aeronaves feitas no início de 2008.

Fonte: Revista Asas

Deixe um comentário